https://public-rf-upload.minhawebradio.net/7887/slider/32df432c027fe9ab66e1f9077bbef284.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/7887/slider/6cff3c7a6d27e0d87df0558ac369858e.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/7887/slider/132548d84da15b81941b195d265bb273.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/7887/slider/c4a842602e427b370c48814c7f0d7b4b.jpg
Memorial N.Sra.do Bom Despacho é aberto a visitantes em Bom Despacho
09/08/2023 20:32 em Novidades

Vander André Araújo, 09.08.23

 

Na tarde desta quarta-feira, 09.08, o Memorial Nossa Senhora do Bom Despacho, que fica localizado na Cruz do Monte, abriu suas portas para visitação pública.

 

A voluntária Gísila Couto recebeu os convidados na Capela da Cruz do Monte e nos contou sobre a história da antiga Ermida que existia no local, que era bem simples, possuía 3 imagens: Santo Antônio, São Sebastião e a padroeira Nossa Senhora do Bom Despacho. A escolha da padroeira pode ser atribuída aos povoadores dessa região, que procediam da Província do Minho, norte de Portugal, onde eram muito devotos à Nossa Senhora do Bom Despacho.

 

A capela foi demolida e reconstruída na década de 1990, graças à ação e doação da moradora do entorno da Cruz do Monte, a vizinha Silvana Mascarenhas, após cessão do espaço pela Prefeitura. Atualmente, os fiéis rezam o terço às segundas-feiras às 15:00 horas, no local.

 

Em frente à Capela, no canteiro da Rua Cruz do Monte, está erguido o Cruzeiro, inventariado pelo patrimônio histórico de Bom Despacho. No dia 14 de setembro de 2016, o padre José Raimundo da Costa, padre Mundinho, então pároco, realizou a cerimônia de colocação da atual Cruz, uma vez que a anterior havia se desgastado com a ação do tempo e ruiu. Na época da seca, os moradores da região lavam o Cruzeiro para atrair chuva, ou seja, nos meses de agosto e setembro pedem pelo fim da estiagem.

 

Na sequência, a voluntária fez a apresentação do Memorial, inaugurado em 15.07.22, relatando um pouco da história da sua construção, que se iniciou na reunião em 2017, com os primeiros voluntários. No começo, segundo ela, eram sonhos, pedras e obstáculos. Hoje, ela e os demais idealizadores estão bastante satisfeitos com o resultado e aguardam visitantes.

 

O Memorial foi construído com doações, eventos, parcerias, rifas e bastante engajamento da sociedade. O Prefeito à época, Fernando Cabral, viabilizou a doação do terreno (meio lote) e o projeto arquitetônico foi realizado pela arquiteta Aline Vargas. Com verbas intermediadas pela Secretaria da Cultura da Pref. Municipal, foi possível adquirir mobiliário para viabilizar montagem do espaço e da exposição.

 

A exposição atual, que é temporária e deverá ser sempre modificada, tem curadoria do seminarista, especialista na área, Felipe Cunha. No local, pudemos apreciar, logo na sua entrada: a Pedra Fundamental do Memorial;  a imagem da N. Sra. Do Bom Despacho, datada do século XVIII, da qual o Padre Jaime era guardião; a telha colonial; reprodução de fotos da construção da Igreja Matriz que levou 21 anos para ser realizada; reproduções de fotografias de padres que realizaram trabalhos em Bom Despacho, como João Heffels, Jaime, Pedro, Irmã Maria, dentre tantos outros; a batina do Padre Libério; confessionário, hábitos; dentre vários outros objetos do seu extenso acervo.

 

Ainda no andar superior, há um espaço com biblioteca, onde os administradores pretendem realizar ações culturais, como lançamentos de livros e  exposições diversas.

 

 A partir de agora, o Memorial pretende estar aberto à visitação pública em datas que serão previamente divulgadas pela Administração. Para tanto, se faz necessária a apresentação de voluntários para prestação de serviços no local, como guias, ou auxiliares de visitas, permitindo que alunos das escolas, público em geral, possam realizar visitas e se inteirar mais da história da cidade, sob o viés religioso.

 

 Presentes na visita, Eurípedes, Juliana e Clarete aproveitaram o momento e  já se apresentaram como voluntários. Clarete conta que se encantou com tudo o que viu no Memorial, além de ter se emocionado ao ver material sobre o querido Padre Pedro, quem batizou seus filhos, e de quem era mais que uma paroquiana, uma amiga, dela e do seu pai militar Rafael Teixeira.

 

Contatos para voluntariado ou agendamentos: Gísila Couto (37) 99839-5993, Rosanne Bessas (37) 99805-0710.

 

 

 

COMENTÁRIOS